Publicada dia 30 de Janeiro de 2020, a Sony registrou nova patente um tanto quanto preocupante no que se trata de monetização de jogos. A patente descreve uma inteligência artifical (IA) que coleta dados de como os vários usuários jogam e oferece dicas ou recursos para passar de obstáculos.
Inicialmente parecendo apenas uma ferramenta de acessibilidade que poderia atrair novos jogadores, rapidamente adota um tom um tanto quanto preocupante no que se trata de táticas predatórias para vender conteúdo.
A patente demonstra e detalha em vários trechos a possibilidade de se direcionar o jogador para ferramentas que “a maior parte dos jogadores nem sabe que existe” sendo elas DLCs, conteúdos, itens, dicas, guias, etc. Também há a possibilidade de um sistema que entregue estatísticas de quantos jogadores coletaram um item X ou um poder Y adquirido dentro do jogo para derrotar um determinado inimigo, similar com o que é feito procurando ajudas em fóruns.
É claro, patentes nem sempre resultam em implementações, mas sim na proteção da ideia contra cópias de competidores, mas uma patente não é registrada sem que haja uma pesquisa no assunto.
Se esse sistema será ou não usado no PS5 ou apenas a parte dele que não envolve sugestões de compras adicionais ainda está para ser visto, mas vale a pena ficar de olho qual rumo essa patente ira tomar.
Deixe uma resposta