Antes de mais nada, vamos falar do elefante na sala. Haydee é um jogo com conteúdo fortemente sexualizado, mas NÃO é um eroge. Na verdade, o sex appeal poderia até ser considerado uma das muitas armadilhas do jogo em um nível meta pois os pôsteres e protagonista jamais tem foco cinemático ou relevância na jogabilidade. Esta análise não vai entrar em detalhes sobre a moralidade ou necessidade disso pois não é o objetivo da tal. Porém, caso o jogo lhe interesse, mas a nudez seja um ponto negativo, já existem mods removendo todas as imagens +18. Em um futuro próximo o jogo será integrado ao Steam Workshop, e modificações mais “SFW” e “NSFW” virão, para customizar ao gosto de cada um. Será a única vez que tal tema será mencionado pois é um assunto completamente irrelevante do que se trata do jogo em si.
Após 4 anos de seu predecessor ser lançado, Haydee 2 chega a Steam repentinamente e sem muito alarde. Para quem não conhece, Haydee 1 se propunha a ser um híbrido de metroidvania com survival-horror/third person shooter, e foi extremamente bem sucedido nesse objetivo. A terceira qualidade de seu jogo era a dificuldade impiedosa; nada de guias, nada de tutorias, nada para facilitar a experiência do jogador. Sua continuação pode ser definida de forma similar, porém completamente removendo o aspecto de plataforming que seu antecessor tinha como maior diferencial.
A remoção de uma peça integral de uma série sempre causa estranhamento, mas Haydee 2 ainda permanece fiel a sua essência. A remoção de todo plataforming serve para entregar uma experiência mais focada nas raízes de um survival-horror e isso traz seus positivos e negativos. Para quem gostava da verticalidade do primeiro jogo, isso está completamente ausente aqui, fora quaisquer puzzles de movimentação e precisão. Por outro lado, o combate pode tomar mais espaço, o que faz com que os inimigos sejam mais ameaçadores e a atmosfera como um todo seja mais pesada. O resultado é um jogo que parece um Resident Evil clássico. Pouco foco no cinemático, ambientação opressiva e silenciosa, inimigos ameaçadores mesmo que lentos, e a constante ameaça de um softlock se esbanjar recursos sem planejamento.
Haydee 2 oferece uma experiência rara na indústria atual, que é um jogo que te entrega as ferramentas básicas para o progresso e mais nada. Não há mapas, notas, um journal registrando progresso nem dicas. Inicialmente isso pode soar como uma forma preguiçosa ou injusta de desafio, mas como todo o level design e jogabilidade de Haydee 2 é montado ao redor dessas restrições, é perfeitamente razoável que tais limitações existam. Além do mais existem duas dificuldades para se escolher onde a mais difícil usa o sistema de saves limitados através de um item.
A atmosfera do jogo é muito bem trabalhada, com uma trilha sonora distinta para cada bioma que dá uma personalidade própria, e o silencio absoluto da facilidade fora os passos da Haydee e inimigos. É uma ambientação propícia para se assustar onde qualquer esquina ou lugar escuro pode esconder uma ameaça. Apesar de não ser um jogo de terror, a tensão a se explorar NSola7 é um testamento a qualidade de sua ambientação.
A história, porém, não há muito o que se falar. Haydee já era um jogo sem quaisquer lore e apenas dois finais diferentes onde nenhum era particularmente satisfatório, sua continuação trilha exatamente o mesmo caminho, apesar de alguns documentos espalhados tentarem contar uma história de origem do projeto Haydee. De forma resumida, esse é um jogo cujo valor vem exclusivamente das suas qualidades mecânicas. Para todos os efeitos, história não existe.
Em suma, Haydee 2 é um ótimo jogo para o nicho que é visado. É um jogo difícil, restritivo, simples e direto ao ponto. Ele não serve como uma melhoria absoluta em cima de seu predecessor, mas ainda é claramente um produto da mesma franquia com as mesmas nuances.
PROS:
- Sua dificuldade oldschool traz um legítimo sentimento de triunfo com o progresso;
- Ótimo level design incorporando vários atalhos e não-linearidade;
- Boa rejogabilidade e potencial para speedrunning;
- Controles responsivos tanto para movimentação quanto combate;
- Ambientação desoladora cria uma tensão sem-igual;
- Trilha sonora memorável e essencial para a experiência de jogo.
CONS:
- A remoção de plataforming faz com que algo do original se perca;
- Algumas mortes não podem ser evitadas com prudência apenas;
- O começo do jogo pode ser punitivo demais para novos jogadores.
PLATAFORMAS:
- PC – Steam (Chave concedida por Haydee Interactive).
NOTA: ☕️☕️☕️☕️
Pra ser bem honesto, eu considero qualquer mídia com sex appeal excessivo como uma falta de confiança do criador em vender seu produto com sua qualidade apenas. Mas Haydee é um caso estranho, diferente de um Senran Kagura, Onechambara ou similares, tanto Haydee 1 quanto 2 são péssimos jogos de fanservice. Seu foco é claramente sua jogabilidade de third-person e dificuldade impiedosa, tanto que se removesse isso absolutamente nada no jogo mudaria. Na minha teoria isso é mais uma “armadilha” do jogo em tentar atrair jogadores com uma isca e puni-los com uma jogabilidade inesperada. Ou isso ou o criador simplesmente gosta da sua física de balançar… Independente de qual seja, é um jogo que com certeza justifica o seu valor se você procura um desafio oldschool, podendo ser modificado para remover ou ampliar seu conteúdo sexual. Agora, se o fanservice é o que procura, é uma armadilha! Apesar das aparências esse jogo com certeza não pode ser jogado com apenas uma mão.
Deixe uma resposta