https://youtu.be/6s13zCCY50U

Guilty Gear tem uma história e tanto na FGC, um jogo de luta com visuais inspirados em estética anime e que serviria de base para um subgênero inteiro nos jogos de luta caracterizados pela rapidez do combate e opções únicas de movimento como air dashes. Apesar de sua influência, o jogo sempre foi considerado um kusoge pela sua fanbase. Em outras palavras, um jogo quebrado e desbalanceado, mas divertido de se jogar. Com o passar do tempo a Arc System Works foi melhorando sua expertise em jogos de luta para obter um polimento e balanceamento melhor, mas antes que pudessem evoluir a série houve problemas com os direitos autorais da série por causa de um acordo legal mal-feito. Após muito tempo eles conseguiram os direitos da franquia de novo e retomaram de onde pararam.

-STRIVE- é um grande passo para a série onde reinventa vários conceitos do gênero e até mesmo da sua própria série, mas continua com as mesmas ambições de seu lançamento: ser um jogo de luta com estética anime que fosse tão cinemático quanto complexo com uma trilha sonora inspirada por metal dos anos 70~80. Dentro da fanbase até se brinca que Guilty Gear é “uma banda de metal que usa um minigame para divulgar seus álbuns”, e tal fama existe pela qualidade soberba de suas trilhas sonoras. De forma resumida, Strive ainda é um Guilty Gear em alma e nome. Combate, trilha sonora, estética e espetáculo, em muitos aspectos é o pico da série até o momento. Nem tudo está perfeito ainda, mas pelo menos estão com um balanço positivo.

Começando pelas falhas, e a maior entre elas: sua interface. Apesar de esteticamente se manter ao tema, ligar o jogo demora dentro de 5 a 7 minutos para se conectar aos servidores. Após isso é mais uma espera de 5 minutos para entrar nos modos online. Depois dessa espera ainda poderá ter problemas com os lobbies que as vezes não conectam os jogadores em uma partida corretamente e é resetado a cada vez que seu rank sobe ou desce. Isso também não pode ser mitigado em partidas casuais ou com amigos, tendo em vista que o jogo não tem um sistema de convite para amigos e encontrar salas especificas requer um tanto de criatividade e coordenação. Até chegar em uma partida, Strive é extremamente frustrante.

Sua segunda grande falha e falta de conteúdo single-player significativo. É difícil recomendá-lo para quem não gosta do aspecto competitivo do gênero. Há um modo história que é basicamente uma temporada de anime com 9 episódios totalizando um pouco mais que 4 horas de duração, não é entregue quaisquer conceitos ou recapitulações para habituar novatos ao mundo de Guilty Gear. O jogo conta com um codex com breve resumos de terminologia e eventos passados, mas o pacote como um todo não é sensacional que valha a experiência toda. O modo história é um adicional legal para quem acompanha a série e até mesmo quem gosta de animes no geral, mas não agrega muito no valor do jogo como um todo. O modo arcade se resume a 7 lutas contra personagens controlados pelo computador, e um chefe que usa um personagem modificado com mais vida, mais dano, invencibilidade em vários golpes e leitura de inputs. Não é exatamente uma experiência amigável para novatos e nem sequer divertida para veteranos, é uma luta que exige um estilo de jogo completamente diferente e que jamais funcionaria em uma partida normal. Por fim temos o modo missão que explica todas as mecânicas do jogo. Seus temas são abrangentes o suficiente para abordar tudo necessário sobre o jogo, porém a explicação talvez não seja a mais amigável para iniciantes. A vantagem é que o tutorial de fato só cobre o básico e depois faz uma calibração automática para te colocar no andar certo, então ele não é intimidador de início. Mas para quem gostaria de se aprofundar e aprender, Strive é enganosamente complicado. Perfeitamente possível de se aprender, mas não tão simples quanto dizem.

Partindo para seus pontos fortes agora, a primeira coisa que precisa ser realçada é seu netcode excelente. Um jogo de luta é extremamente dependente de reações e do competitivo, Strive permite achar partidas estáveis através de continentes com pouco ou quase nenhum lag. Combinando isso com o recente pico na popularidade ele realmente se torna um jogo ótimo para iniciantes pois todo nível de habilidade é garantido encontrar partidas juntas. Independente de quão bom ou ruim cada um se veja, alguém no mundo está na mesma situação, e ao jogarem juntos é uma rota sem fricção e divertida para se melhorar. Guilty Gear Strive é um jogo extremamente acessível sem sacrificar sua complexidade, um balanço raríssimo de se encontrar. O modo treino contém várias opções permitindo testar várias possibilidades e até mesmo gravar seus próprios combos para treinar em repetição caso seja necessário. Há opções para treinar contra-ataques, okizeme, frame traps e muito mais. Tudo de forma intuitiva para que mesmo quem não conheça esses termos irão usar essas funções mesmo sem perceber.

E é claro, Strive não decepciona no espetáculo também. Provavelmente o jogo de luta mais bonito até o momento, com um 3D especializado que trazem a estética anime de uma forma natural e dinâmica. Assistir uma partida de torneio é como assistir uma luta de shounen ao vivo, com incríveis efeitos especiais e animações claras e bem trabalhadas. Tudo isso com uma das trilhas sonoras mais marcantes da série, com novos temas para seus 15 personagens especiais refletindo sua história até o momento. A insanidade de Faust, a dualidade de Milia, a agonia de Zato=1, as claras inspirações em MPB para representar a novata brasileira Giovanna, e até mesmo a contradição de May com uma música de idol em moldes de metal.

Para esclarecer, deixo uma tier list dos temas de personagens do jogo.

Em suma, Guilty Gear -Strive- é uma das melhores experiências que se pode ter competitivamente com um jogo de luta no momento. Para amantes de multiplayer que estão cansados da dinâmica de times de MOBAs e jogos de tiro não há hora melhor para tentar sua chance em um modelo 1 vs 1. Porém seu conteúdo single player ainda deixa a desejar, não há nada que justifique uma compra se não for para aproveitar suas partidas online ou versus local.

PROS:

  • Excelente trilha sonora. Marcante, expressiva e muito bem utilizada;
  • Tão boa que merece dois pontos em “pros” dedicado a ela;
  • Visualmente deslumbrante;
  • Jogabilidade muito bem executada;
  • Tem uma camada inteira de complexidade para entusiastas do gênero;
  • Netcode ótimo permite partidas ao redor do mundo sem lag.

CONS:

  • O sistema de lobbies para ranqueadas ou para amigos é péssimo;
  • Pouco conteúdo single-player;
  • Um dos piores chefes finais que o gênero já viu;
  • Apesar de ser um título “introdutório” para a série ainda não é o melhor para um iniciante;
  • Navegar entre os menus é excessivamente lento.

PLATAFORMAS:

  • PC – Steam (Plataforma analisada);
  • PlayStation 4/5.

NOTA: ☕️☕️☕️☕️

Sou o primeiro a admitir que estava muito cético com GG Strive pelos primeiros anúncios. O gênero estava em areia movediça com a teimosia das desenvolvedoras a aceitarem a importância da infraestrutura online, com a metodologia errada para chamar uma audiência nova, e um foco em eSports por um ângulo errado. O gênero precisava desesperadamente de uma evolução e não era uma tão complicada. Indies como Them Fighting Herds, Power Rangers Battle for the Grid ou Fighting EX Layer todos tomaram esses passos primeiro e começaram a atrair atenção, já passou do tempo que as produtoras AAA tomassem algumas notas. Guilty Gear Strive é de longe o meu favorito da série e provavelmente entra no meu top 5 do gênero, mas ainda não é o melhor que eu joguei nem o meu favorito pessoal. Arc System Works ainda pode melhorar, há sistemas dos primeiros BlazBlue que foram aplicados melhor do que Strive, e eu ainda espero ver um jogo deles que combine a melhor parte de todos seus projetos. E por fim:

Arc System Works sabia que não podia mudar o lobby a tempo, então ao invés de refletir sobre si mesmos, eles escolheram culpar a pandemia.