Into the Dead 2 é um jogo de sobrevivência ambientado em um apocalipse zumbi desenvolvido pela PikPok e distribuído pela Versus Evil. Este título é a sequência do popular jogo de celular arcade de corrida infinita onde o jogador tem que sobreviver o máximo possível num cenário dominado por zumbis. A grande novidade nessa continuação é a adição do modo história. O jogo foi lançado inicialmente para dispositivos móveis em 2017 e a versão para Switch lançada recentemente trouxe mais conteúdo.

A história começa quando James, ex-militar, está dirigindo um caminhão com suprimentos para sua família. Sua mulher tinha morrido recentemente no começo do apocalipse zumbi. Os únicos sobreviventes era sua irmã Helen, ex-detenta, sua filha Maggie, e seu pai. No meio do caminho, James sofre um acidente e perde toda a carga. Para piorar ainda mais a situação, o abrigo onde residia sua família foi atacada por uma horda de zumbis e foram forçados a fugir sem James. A situação ficou ainda mais dramática quando seu pai foi devorado pelos zumbis durante a fuga. Nesse momento em diante, James terá que literalmente correr atrás de sua família para poder protege-los dos zumbis famintos.

Além da campanha principal, o jogo traz missões secundárias que se passam durante ou um pouco antes dos eventos do modo história. A primeira Divided, narra como uma das personagens da campanha, Soldada Garcia, sobreviveu no começo do apocalipse zumbi. A segunda Frosbitten, mostra a passagem de James em um ambiente gélido e a terceira, Untamed, demonstra como James conheceu um dos seus parceiros do jogo, o Tigre Malaio. Na versão de Switch foram adicionadas DLCs inspiradas em franquias que tratam eventos sobrenaturais. As que foram lançadas até o momento foram do filmes A Madrugada dos Mortos e Caça Fantasmas.

O enredo do jogo foi bem desenvolvido. Os personagens apresentaram uma boa carga dramática e suas motivações não pareceram superficiais. O maior problema da campanha que ela é bem arrastada. A campanha possui 60 missões dividida em 7 capítulos. Grande parte dessas missões não possui nenhum desenvolvimento da trama, o que deixa muitas vezes cansativo a progressão na história. Além disso a pouca interação do jogador com os personagens porque praticamente não se vê eles e o desenrolar da trama é feita pelo rádio comunicador do James.

Arte conceitual de Helen e Maggie.

O jogo manteve o mesmo padrão título anterior e acrescentou algumas novidades. Grande parte do jogo, o protagonista corre automaticamente pelo cenário podendo se mover manualmente apenas para a esquerda e direita. Na seleção de fase, o jogador pode customizar seu inventário tendo a possibilidade de selecionar dois tipos de arma e o companheiro. Os companheiros são a grande novidade na jogabilidade, sua seleção varia entre animais domésticos e selvagens e cada companheiro possui habilidades específicas que te auxiliam durante o jogo. Durante as fases, o jogador pode encontrar caixas de munição que recarregam as armas selecionadas no inventário. No final de cada missão, o jogo oferece três itens aleatórios ao jogador, geralmente munições especiais e barras de ouro, e somente um dos itens pode ser escolhido.

Em cada missão existem objetivos a serem cumpridos. A maioria exige que mate uma quantidade x de zumbis ou passar por locais específicos de cada fase. O número de objetivos completados influencia no final de jogo. São três finais possíveis e para conseguir o melhor desfecho é preciso completar todos os objetivos do jogo. O cumprimento desses objetivos é requisito também para desbloquear novas armas e ganhar barras de ouro.

O sistema monetário do jogo é baseado nas barras de ouro. Essas barras são necessárias para comprar armas, munições, companheiros e para fazer melhorias nos equipamentos bélicos. O problema é a demora para acumular uma quantidade boa de barras de ouro. No final de cada fase, somente existe a possibilidade de ganhar 5 barras. Em cada capítulo é preciso completar 8 objetivos para conseguir 100 barras de ouro. Sendo o preço dos itens custa entre 120 e 200 barras de ouro, no final, acaba atravancando a obtenção de novos equipamentos.

O jogo possui um modo arcade que é dividida em várias fases. As fases tem duração infinita e somente encerra quando o jogador for atingido. Cada missão exige o jogador cumpri-la com uma arma específica. Para desbloquear os níveis seguintes, o jogador precisará realizar certos requisitos como atingir matar um número determinado de zumbis na fase anterior.

James utilizando uma metralhadora pesada contra os zumbis.

Prós:

  • Os personagens da trama principal foram bem trabalhados;
  • A trilha sonora é legal. Destaque a canção dos créditos finais;
  • A variedade de armas e companheiros deixam a jogatina mais divertida;
  • O modo arcade é um dos pontos altos. Ele é bem desafiador e proporciona os momentos mais marcantes do jogo.

Cons:

  • O desenrolar arrastado da trama e a ausência física de personagens chaves desmotivam a progressão na história do jogo;
  • Sistema de obtenção de barras de ouro;
  • Possui bastante bugs. Em vários momentos os zumbis brotam do nada, voam pelo cenário e atingem o jogador sem ao menos encostá-lo;
  • Apesar de ter feito uma melhoria na conversão ao Switch, ainda possui muitos serrilhados e texturas mal feitas.

Nota final: ☕☕☕/5

Plataformas:

  • iOS/Android;
  • Switch (plataforma analisada, chave concedida por Versus Evil).

Into the Dead 2 é uma boa sequência que acrescentou bastante conteúdo em relação ao primeiro jogo. Mesmo com alguns problemas na história possui potencial numa possível continuação.