Em fevereiro de 2013, três jovens geeks se uniram com um único propósito na internet – produzir o melhor e mais apaixonado conteúdo sobre jogos, tecnologia e cultura japonesa. Juntos eles abriram um blog chamado Lendas Inacabadas, dando análises conteudistas de obras que acompanhavam. Logo esse blog se expandiu para as redes sociais, onde foi criado o Geek It All – uma central de conteúdo geek para todos os públicos.

Desde os primeiros dias do grupo nossa filosofia centralizou-se em falar apaixonadamente sobre CONTEÚDO – o que faz dessas obras e tecnologias os nossos passa-tempos. Claro que também fazemos análises técnicas, mas se tornou exigência de que qualquer conteúdo postado em qualquer de nossas páginas tivesse foco na essência do objeto de estudo, contextualizando aquilo e expondo tudo que há de melhor.

Em 2015 demos dois grandes passos – abrimos nosso canal no YouTube, o CAFÉ COM GEEK, cujo nome foi implantado em todas as nossas páginas, e abrimos parceria com o Entretenimento Ácido, um website dedicado a produção de conteúdo com filosofias muito próximas às nossas.

Continuamos crescendo de pouco em pouco, mantendo nossa paixão e dedicação pela produção de conteúdo. Em 2017, infelizmente, o Entretenimento Ácido foi encerrado, mas não gostaríamos de encerrar ou limitar nossas produções. Foi quando diante de múltiplos pedidos de nossos seguidores e nossa força de vontade, resolvemos abrir o Café com Geeks, nosso próprio website, focado em todo tipo de conteúdo relacionado ao que já trabalhamos no passado.

Agora, com experiência e força, chegamos à patamares que jamais acreditamos alcançar, com uma das maiores retenções de público do país, parcerias fortes como irmandades e membros cada vez mais dedicados e queridos para todos nós, formando uma equipe de VINTE ilustríssimos “coadores”.

À vocês, caros leitores, e nossos dedicados membros, a equipe da administração do Café com Geeks agradece por todo o apoio ao longo desses SETE longos anos de Café.

Como uma brincadeira de amigo oculto, resolvemos sortear entre nossos redatores principais a seguinte tarefa: falar sobre o quê cada um vê de MELHOR no membro aleatoriamente selecionado, e, obviamente, anonimamente. À seguir, vocês encontram cada uma das mensagens que nos foram enviadas.

O trabalho da Andressa/Kurisu na página transmite muito amor e carinho. Cada artigo transmite com afinco os assuntos de interesse contribuindo na qualidade do conteúdo, o que deixa a matéria relevante ao leitor instigando-o a aprofundar no tema. A atenção, sobretudo, por títulos nacionais proporcia o desenvolvimento deste segmento no mercado local possibilitando novas perpesctivas ao setor a longo prazo.

Victor Voss. Se divertir fazendo algo que gosta é essencial para ter um bom produto final, não só isso mas, ter persistência e resiliência para continuar tentando pois, como diria Manuel Barbosa: “A maior vergonha de não ter conseguido, é a de não ter tentado”. Talvez você ache que não esteja fazendo um bom trabalho, por isso não desista até achar o seu ponto de perfeição. Seus textos são de excelência e feitos com uma paixão de alguém que gosta verdadeiramente do que faz.

Lucas M. D., ou “O Yu Narukami brasileiro” para os íntimos – Nosso redator entusiasta de várias mídias nipônicas, em particular da Sega e Atlus, contribui imensamente ao café com matérias e dicas sobre animes e jogos com um mercado mais de nicho e/ou “underground”. Sua presença no time é de suma importância mesmo que “por debaixo do capô”. Além do mais, sempre é bom ter um amigo para compartilhar da excruciante espera por mais informações de Shin Megamei Tensei V.

Anne Camilla é uma das personalidades mais vivas deste website. Não apenas uma velha amiga das redes, sua paixão por video games, animes e arte num geral é contagiante; suas contribuições pro Café com Geeks crescem a cada dia junto do Victor, outro graciosíssimo membro, e o ilustríssimo “Joy-Con à Dois” do casal. Anne é uma amiga excelente, uma ótima colega de trabalho e uma profissional brilhante.

Um dos membros mais apaixonados por aquilo que escreve, Jordan (Dan) Donato se destaca pela forma que transmite as informações em seus textos. Tem como sentir o domínio e propriedade naquilo que ele está disposto a passar, além de nortear e contextualizar o leitor de fatos que vão muito além da pura notícia. Podemos dizer que Jordan não só se preocupa com fatos, mas como eles serão passados e se o leitor conhece sobre aquilo que se fala na matéria. Ler seu material não é só se informar, mas aprender mais sobre algo novo.

Imagem

O que eu mais gosto nos textos do N é como ele é extremamente minucioso e descritivo. Acredito que este é um formato de texto que não deve agradar todos os leitores (principalmente os mais preguiçosos), mas eu gosto de textos detalhados e que não se apressam em entregar as informações; eles se estendem por todo o tempo possível para entregar cada detalhe no momento certo. Os textos de Pokémon Sword/Shield e Fire Emblem: Three Houses são os melhores exemplos disso. É claro que, quando o jogo é grande, é de se imaginar que uma análise dele seja grande para poder cobrir tudo, mas há pessoas que enchem linguiça durante metade do texto ao invés de explanar abertamente sobre a experiência, como o N faz. O jeito que ele separa os parágrafos também é muito confortável; nada como aqueles blocos gigantes de parágrafos que fazem as pessoas perderem a vontade de ler. Ele ilustra bem, divide os parágrafos em tamanhos mais palatáveis e ainda consegue destrinchar bem o assunto do texto, situando bem o leitor sobre uma situação que envolveu o assunto sendo debatido, por exemplo (como as polêmicas da GameFreak antes do lançamento do SwSh). É possível sentir a paixão dele pelo que ele escreve. Como estudante de jornalismo, aprendi a escrever (algo que eu já amava fazer) de forma mais mecânica, seguindo fórmulas para entregar a informação o mais rápido possível, de forma mais direta. Mas quando fazemos isso, não dá pra sentir a paixão, a alma de quem está por trás dos pensamentos representados no texto. E isso é frustrante pra mim, por isso acabei me aproximando mais da área de jornalismo opinativo, onde eu posso colocar mais de mim nos meus textos, e eu amo ler os textos de outras pessoas onde eu posso vê-las ali, representadas nas próprias palavras, a representação escrita de seus pensamentos. Sinto que conheço mais as pessoas quando faço isso. E como tenho o N como um dos meus melhores amigos, poder ler seus textos faz com que eu o conheça melhor. 

Antes de tudo e qualquer coisa, o Raxyz é uma pessoa prestativa e sempre está cobrindo as notícias. Algo muito importante para a movimentação do site. Seus textos são bem detalhados e extensos, pois ele sempre procura extrair o máximo da obra para fazer a matéria. Sua opinião é forte, sólida e construtiva. Acima de tudo, o seu modo de escrever combina perfeitamente na formatação da análise; sendo sincero e explicando cada aspecto do jogo. Por fim, tudo o que eu tenho a dizer é que ele é uma pessoa maravilhosa e tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe com ele e vocês.

Meu amigo secreto é um garoto prodígio de apenas 14 anos, mas que apesar da idade, esbanja conhecimento da língua portuguesa, games e tecnologia, num geral. É o mascote do Café, por ser fofinho e parecer um urso. Fanboy inacreditável da Samsung – Apesar de ter Xiaomi – e não faz nunca o texto da CES 2019. É um grande amigo meu que conheci antes mesmo de entrar para o Café e criador do Eu Te Falo. Fabinho traz ânimo pra equipe, além de sempre trazer alguma novidade pra movimentar o grupo.

Marco “Severino” Tulio – ah, um homem elegante, íntegro e poderoso. Sua habilidade de escrita é invejável. Absolutamente espetacular, ele consegue manter a atenção do leitor com sua escrita, sem ser algo cansativo de ler. As fontes culturais de Marco são infinitas e ele jamais vai olhar com preconceito qualquer obra – um aspecto mais que fundamental para alguém que analisa conteúdos como ele faz. O interesse verdadeiro por arte e entretenimento o faz de um dos membros mais versáteis do site, o que é consequentemente refletido em sua escrita. O membro mais antigo do site, junto do N, claramente teria uma carga tão respeitável.

Def, Jonathan…além das criativas formas de xingar clientes com raciocínio lógico no mínimo duvidoso é um profissional incrível dentro do Café. Tem uma personalidade de escrita bastante específica (o que faz da suas análises muito únicas, como a de MHW: Iceborne), sem contar a pessoa excepcional que é e admiro muito. Além da narrativa bastante específica, você é um amigo e tanto, apesar de um ódio duvidoso pela Nintendo e Resident Evil. Apesar de eu ser péssimo em definições, agradeço e aprecio muito o seu trabalho no Café e sua amizade num geral com o pessoal, nessa última parte acho que posso me atrever a falar por todo o Café. Você faz análises tão únicas quanto seu jeito cômico e é um amigo e tanto.

Além de nossos ilustres camaradas expostos neste texto, estende-se nossos agradecimentos aos colaboradores ocasionais, administrativos e parceiros de longa data. Sem vocês, nosso trabalho além de ter menos força, teria menos impacto na grande rede internacional de computadores. E é claro, à todos os nossos queridos leitores que são a razão pela qual produzimos.

Que esta década se inicie de maneira brilhante e épica, onde todos nós permaneçamos determinados.