Depois de meses sem novas informações oficiais por parte da Nintendo, uma Direct especial para Animal Crossing New Horizons foi transmitida hoje às 11h (horário de Brasília), trazendo muitos detalhes sobre as mecânicas principais do jogo e suas novidades em três blocos de informações:

A JORNADA ATÉ AQUI (E VÁRIOS DETALHES ADICIONAIS)

Em New Horizons, teremos quatro mapas disponíveis para escolher como começar nossa ilha, além de poder escolher entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul como localização. Assim, as estações do ano seguirão o Hemisfério escolhido (por exemplo, no Natal teremos inverno no Hemisfério Norte e verão no Hemisfério Sul), além de terem eventos específicos que irão variar pelo clima. Os jogadores também poderão escolher onde colocar suas tendas (que se tornarão suas casas no futuro) e as tendas de seus villagers no mapa.

Através do Resident Services (comandado pela família Nook), os jogadores poderão craftar itens, comprá-los e vender itens também. A gama de itens que podem ser construídos e espalhados pela ilha é gigantesca, sendo possível mudar a cor básica dos itens construídos e suas estampas. O NookPhone será dado ao jogador por Tom Nook, e é através dele que poderemos checar os Nook Miles (que darão recompensas especiais), receitas de crafting, tirar fotos, checar o mapa e mais, como ser resgatado quando perdido na ilha (e aparentemente o responsável pelo resgate é o Mr. Resetti, já que o tema musical mostrado no momento do resgate é o mesmo do personagem).

O uso de mobílias do lado de fora da casa e a customização delas é fantástico – Reprodução/Twitter

No aeroporto, no dia seguinte à chegada do jogador na ilha, serão liberados os modos multiplayer com até oito jogadores (local e online) e o envio de cartas para villagers e outros jogadores, o que é um grande estímulo às jogatinas co-op. Alguns insetos foram mostrados com mais detalhes e diversos NPCs antigos foram confirmados no jogo, como Gulliver, Wisp, Label, Harvey, Celeste, Saharah e Kicks. Além deles, novos NPCs como Daisy Mae (vendedora de turnips, anteriormente era Joan), C.J. (responsável pelo Torneio de Pesca, anteriormente era Chip) e Flick (responsável pela Caça aos Insetos, anteriormente era Nat) foram revelados oficialmente, depois de serem vazados em adesivos oficiais do jogo.

A expansão de casas também foi confirmada, mostrando a melhora no sistema de customização interno e de decoração dos ambientes, bem como a customização da parte externa. Além disso, os Nook Miles mencionados acima podem ser trocados por tickets que levarão o jogador à ilhas desconhecidas (em Island Tours, um termo conhecido para aqueles que jogaram o New Leaf) para caçar insetos, pescar, encontrar villagers e coletar itens, flores e frutas.

Por fim, o aplicativo para smartphones do Nintendo Switch será atualizado com uma aba específica para New Horizons (chamada NookLink) em março de 2020. Ele permitirá aos jogadores conversarem via texto/chat de voz, selecionar Melhores Amigos (explicados mais abaixo) e salvar Custom Designs através de QR Codes (que já são usados pela comunidade de Animal Crossing há anos, em New Leaf e Happy Home Designer).

FUTUROS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO

O jogador será avisado quando novos villagers desejarem se mudar para sua cidade, e poderá reservar lugares especiais para suas casas por si próprio (uma feature nova, já que antes os villagers se mudavam para lugares aleatórios da cidade, o que incomodava boa parte dos jogadores por estragar as decorações já prontas). Os prédios especiais como o Museu, o Nook’s Cranny (a lojinha da família Nook) e as Able Sisters foram confirmados, e o Museu está gigantesco, muito mais detalhado e repleto de novidades, enquanto as Able Sisters contam com um sistema mais divertido de prova de roupas. O Campground também foi confirmado (a tenda na qual villagers aleatórios se mudam por um período determinado e o jogador pode tentar convidá-los para sua cidade).

O Museu na área de Insetos, mais expansivo, detalhado e caprichado como nunca se viu na franquia – Reprodução/Twitter

O Resident Services evoluirá para o que conhecemos anteriormente como a Prefeitura da cidade, onde Tom Nook e Isabelle (sim, ela não é mais a principal responsável por nos ajudar mas ainda está aqui!) ajudarão os jogadores com suas necessidades maiores, como construção de obras, escolha do tema da cidade, da bandeira oficial e afins.
Os eventos sazonais (Natal, Halloween, Páscoa etc) serão adicionados por updates gratuitos. No lançamento do jogo, um update gratuito já estará disponível liberando o evento de Páscoa, com Zipper.

Finalmente, através do Island Designer (app liberado pelo NookPhone), o jogador poderá customizar a ilha inteira, modificando o terreno, construindo rios, cachoeiras e subindo o nível da terra, acrescentando novos andares e aumentando ainda mais o nível já absurdo de customização disponível no jogo.

F.A.Q.

Entre algumas das respostas exibidas, as mais interessantes foram as seguintes:

É possível até oito pessoas dividirem uma ilha no mesmo save no Nintendo Switch. Chamado de Party Play, um dos jogadores será considerado o “Líder” e os restantes, os “Seguidores”. O líder poderá ser trocado a qualquer hora, e todos poderão aproveitar a ilha, bem como criar seus próprios villagers customizados.

O uso de amiibos foi confirmado, principalmente para os já existentes de Animal Crossing e os amiibo cards da franquia. Os amiibos serão úteis para chamar villagers específicos para sua ilha, tirar fotos com eles em um estúdio especial com fantasias (chamado Photopia) e comprar pôsteres especiais dos mesmos.

O jogo conta com um sistema de proteção no modo multiplayer que funciona da seguinte forma: é possível chamar pessoas na sua lista de amigos do Switch para visitarem sua ilha, ou criar um código (o Dodo Code) para convidar alguém que não está adicionado em sua lista. De qualquer modo, o jogador convidado não poderá usar determinadas ferramentas ou fazer determinadas coisas em sua ilha caso não esteja na sua lista de Melhores Amigos (Best Friends). Assim, sua cidade fica protegida de malfeitores que queiram roubar seus itens, destruir suas coisas e fugir impunes (é sério).

Como já foi revelado quando o jogo entrou em pré-venda, New Horizons não possui suporte ao sistema de backup do Switch. Porém, um método para recuperar o seu save data em caso de perda/roubo de seu Nintendo Switch será revelado ainda este ano, apenas para os pagantes do Nintendo Switch Online e com uso ÚNICO.
Já a transferência de save entre um Switch e outro também não pode ser feita em New Horizons pelo método normal; durante o ano (novamente), um método específico será liberado para os jogadores poderem transferir seus saves entre consoles.

Para finalizar, um evento ocorrerá entre Animal Crossing New Horizons e Animal Crossing Pocket Camp, onde um jogo receberá alguns itens exclusivos e especiais do outro por tempo limitado. Não se sabe exatamente quando, mas o mesmo foi prometido ainda para 2020.

Para assistir a Direct na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=KcsiD3nNzA4